Pesquisa recente da Microsoft em parceria com a Harvard Business Review Analytic Services mostra que 87% dos entrevistados estão explorando, testando ou implementando realidade mista em suas empresas
Por Lorraine Bardeen
Olá a todos!
Estou animada com o verão em Seattle. Além de férias planejadas, vou trabalhar com nossa equipe e parceiros em algumas atividades de desenvolvimento de produtos para aplicativos de negócios de realidade mista. Mal posso esperar para compartilhar mais sobre isso nos próximos meses!
Mas antes de olharmos muito à frente, junho já proporcionou alguns momentos interessantes em realidade mista.
No início do mês, meus colegas Dio Gonzalez e Katie Kelly se apresentaram na sexta edição da Augmented World Expo (AWE), em Santa Clara, Califórnia. Fiquei feliz, e nem um pouco surpresa, ao ouvi-los sobre o tremendo crescimento do evento, com muito mais soluções de Realidade Aumentada (RA) incríveis e variadas. Isso reflete os sinais que observamos há muito tempo na Microsoft e que estão alinhados com o nível de atividade que continuamos a ver nesse espaço: a realidade mista está fornecendo cada vez mais valor em uma ampla variedade de cenários de ambientes de trabalho, o que está despertando mais interesse dos desenvolvedores e de empresas. A AWE é uma ótima conferência e espero poder participar novamente no ano que vem.
Em linha com essa observação, a Microsoft firmou recentemente uma parceria com a Harvard Business Review Analytic Services para realizar uma pesquisa investigando o papel e a importância da realidade mista no contexto do ambiente de trabalho moderno. O levantamento baseou-se em entrevistas com 394 executivos de empresas com mais de 250 funcionários de vários setores, desde manufatura, engenharia e construção até varejo, segurança e educação.
Os resultados – que você pode ler aqui – foram divulgados em 21 de junho e as descobertas são fascinantes: entre muitas observações, vemos que 87% dos entrevistados estão explorando, testando ou implementando realidade mista nos fluxos de trabalho da empresa. Do total de entrevistados, 68% acreditam que a realidade mista terá um papel importante em ajudar a alcançar as metas estratégicas de suas empresas nos próximos 18 meses.
Os resultados da pesquisa apontaram várias áreas interessantes de oportunidade no crescente espaço de realidade mista.
Uma das principais oportunidades é com os Trabalhadores de Primeira Linha (Firstline Workers), que representam 80% da força de trabalho, mas geralmente têm acesso limitado a informações contextuais relevantes, devido à natureza móvel de suas funções. São os trabalhadores que normalmente estão na linha de frente de qualquer fluxo de trabalho: atrás dos balcões, nas clínicas, viajando entre os clientes ou no chão de fábrica. Vários clientes da Microsoft, por exemplo, já estão capacitando seus Trabalhadores de Primeira Linha com soluções de realidade mista que permitem assistência remota, planejamento espacial, dados contextuais de ambiente, entre outras coisas. A realidade mista permite que esses profissionais conduzam suas atividades diárias, com o benefício adicional de acesso direto a informações contextuais incrivelmente valiosas.
Por fim, há algum tempo, Alex Kipman falou sobre a realidade mista no ambiente de trabalho moderno no LiveWorx, em Boston. O LiveWorx reúne gerentes de desenvolvimento de negócios, engenheiros e desenvolvedores para aprender sobre as ferramentas disponíveis que ajudam a impulsionar a transformação digital no ambiente de trabalho – como Internet das Coisas (IoT), realidade mista e robótica.
Dada a nossa missão de capacitar pessoas e organizações a alcançarem mais, a conferência foi uma excelente opção para a nossa equipe. Alex falou da estratégia da Microsoft para a realidade mista, em particular como ela servirá para acelerar nossa ambição por uma Nuvem Inteligente e uma Fronteira Inteligente. Para aqueles que estiveram conosco em nossa jornada de realidade mista, e para aqueles que estão se juntando a nós, a conversa dele com Jon Fortt é imperdível.
Já estou ansiosa pelo próximo post. Enquanto isso, como sempre, estou disponível no Twitter (@lorrainebardeen) e quero saber o que você está fazendo com a realidade mista.
Até breve!
Lorraine é gerente-geral de Realidade Mista no Ambiente de Trabalho na Microsoft.
Fonte: News Microsoft